Por que escolher Serviço Social?
Há algum tempo questionava-me sobre isso, pois mesmo tendo muita vontade, me confundia em minhas aptidões. Conversava com um, com outro, pesquisei, pesquisei e pesquisei... e para minha satisfação e surpresa, pude observar uma classe extremamente orgulhosa da profissão em si. Em contrapartida também percebi indignação à respeito da ainda desvalorização da profissão em termos de remuneração. Quando realmente decidi pelo Serviço Social, muitos foram contra, uns pela questão social, outros pela questão do salário. A falta de informação em relação ainda é grande. Existe uma imagem assistencialista, ligada ao ato da caridade, de que a assistente social é a "moça boazinha", resignada, quando na verdade a coisa não funciona bem assim.
O Assistente Social, atua no campo das políticas públicas em geral, com o
objetivo de viabilizar o acesso da população à saúde, previdência,
habitação e assistência social. Tendo como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem
social, política e econômica pelo menos diferente da atual. Reconhecendo as dificuldades da realidade social,
os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando-se
contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados
socialmente.
Para esclarecer:
• Assistencialismo: É um acesso a um bem através de doação ou de
serviço prestado individualmente. Está ligado ao voluntariado
•Assistência Social: Política pública de atenção e defesa de
direitos, e é regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social
(LOAS)
.
•Serviço Social: É uma profissão que atua no campo das políticas
sociais, entre elas, a assistência social.
Voltando ao assunto, se observarmos, existe uma defasagem quase geral em todos as profissões. O mercado de trabalho não está fácil, e mesmo as profissões mais tradicionais e antigas não oferecem mais segurança. Todos os dias surgem especulações e afirmativas sobre a "profissão do futuro", levando em consideração as crescentes demandas do país. A boa notícia para nós é que, o Serviço Social também é crescente, necessário ao Brasil e muitos países do mundo.
O que quero dizer é que na hora de escolher, faça uma análise geral. E reflita também que o sucesso de um acadêmico e de um profissional, depende essencialmente de seu esforço, disciplina e determinação. Na faculdade temos cadeiras de Psicologia, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Economia, Direito, entre outras...disciplinas que exigem leitura e dedicação do aluno. Por isso pesquise sobre as áreas de atuação, se imagine exercendo a profissão e entenda que o assistente social trabalha múltiplas expressões da questão social…ou seja, se não se sente confortável em lidar com condições como: a fome, o desemprego, a violência doméstica, crianças e adultos em situação de rua e etc... talvez essa ainda não seja a profissão adequada à você!
No mais posso dizer que em tão pouco tempo de curso, sei que fiz a escolha certa! O Serviço Social é uma profissão extremamente rica, à depender do despertar individual de cada. Além de nos engradecer profissionalmente, nos engrandece também como seres humanos! Pense nisso e boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário