O Serviço Social é uma profissão de nível superior, com duração média de quatro anos. Só pode ser exercido por profissionais diplomados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (Mec) e ter seu diploma devidamente registrado no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de seu estado.
O Assistente Social trabalha para atender as necessidades sociais da população, defendendo os direitos básicos do cidadão. De caráter sócio-político e crítico, utiliza de instrumentos científicos das Ciências Humanas e Sociais para intervenção nas desigualdades sociais.
Campos de atuação:
- Instituições Públicas e Privadas, Entidades e Organizações Populares, de natureza político-sindical ou Organizações Não Governamentais (ONGs).
- Atua na administração dos Serviços Sociais, elaboração de projetos, diagnósticos e pesquisas na área de Serviço Social, planejamento social, orientações individuais e trabalhos comunitários.Propõe e implementa políticas de caráter público ou privado.
- Áreas e setores de atuação: públicos e privados, tais como: Prefeituras, secretarias estaduais (regionais) e municipais, associações, entidades assistenciais e de apoio à luta por direitos, sistema judiciário e penitenciário, sistema de saúde, sistema previdenciário, Organizações Não Governamentais - ONGs, empresas, sindicatos, centros comunitários, escolas, fundações, universidades, centros de pesquisa, instituições de assessoria e consultoria, dentre outros espaços sócio-ocupacionais da profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário